De mãos dadas com o futuro, debatemos as energias renováveis

A Ponto Urbano continua o seu caminho rumo à sustentabilidade, tanto na construção como na própria marca.

Com um edifício sede e uma frota elétrica que primam pela sustentabilidade, a Ponto Urbano recebeu um evento sobre Energias Renováveis.

O workshop teve em destaque as iniciativas COMSOLVE e EV4ENEy.

As várias apresentações esclarecem o seu papel em cada uma das partes, que têm como objectivo levar à cidades, e respetivas construções, a partilha do consumo de energia produzida nos edifícios, e carregamento de carros elétricos.

O COMSOLVE é um consórcio de 4 entidades. A Digitalmente, o Instituto de Telecomunicações, a Magnum Cap e a Coopérnico. Em vista está a criação de uma Comunidade de Energia Renovável em Ílhavo que seja capaz de produzir, consumir e transacionar energia. Cada uma das 4 entidades tem uma atividade no consórcio.

Ao consórcio anterior junta-se a EV4ENEy. Composta pela Magnum Cap e pelo Instituto de Telecomunicações, oferece soluções como o Sistema de Gestão de Energia do Edifício, Sistema Bidireccional de Baterias Estacionárias, Carregador V2X e uma Aplicação Móvel onde, por exemplo, é possível ter informação sobre um carregador e o resumo das sessões de carregamento.

“Na Ponto Urbano pretendemos reinterpretar os sistemas de construção evidenciando a contribuição que as técnicas construtivas representam no desenvolvimento sustentável. Esperamos que, a curto prazo, em toda a Europa seja desmistificado o conceito de “sustentabilidade”, e que seja implementado rapidamente, de forma a tornar todo o sector da construção verdadeiramente mais sustentável.”, conclui Paulo Martins.

Publicado em
Categorizado como Projetos Etiquetas: