Ponto Urbano: Um compromisso com o rigor e a qualidade

Entrevista com Paulo Martins, fundador e CEO da Ponto Urbano.
O processo de construção, alguns projetos e os principais objetivos da empresa são algumas das questões abordadas pelo empresário.

Gosta de “criar e dominar” os projetos em que entra e acredita que “não há ninguém que viva a obra com mais amor do que a Ponto Urbano”. Paulo Martins é o fundador e CEO da empresa e faz questão de acompanhar todas as fases, desde o projeto até à entrega da chave.
Sediada em Aveiro, a Ponto Urbano é hoje uma referência no mercado imobiliário. Com principal foco na cidade de Aveiro, conta também com edifícios noutros pontos do distrito e de Portugal.
Regida pelo lema “Rigor no projeto, Qualidade na obra”, a forte aposta na qualidade de construção tem como objetivo “fazer as pessoas felizes”. Esta é a missão de quem quer deixar um legado que assenta na oferta de soluções sustentáveis, localizações privilegiadas, projetos a pensar no futuro e na qualidade de vida de quem deles vai fruir.

O que é que a empresa traz de diferente ao mercado imobiliário?
A Ponto Urbano é liderada por alguém que tem muito prazer no desenvolvimento e na execução dos seus projetos. Eu e a minha equipa gostamos de fazer as coisas de uma forma diferenciada, com uma qualidade inquestionável e de sentir o respeito de todos os intervenientes, sejam eles fornecedores ou clientes.
Gostamos que os nossos parceiros sintam que na Ponto Urbano levamos o nosso trabalho muito a sério. Ou seja, o objetivo principal não é o financeiro, é superar os sonhos e ter uma marca que dá às pessoas mais do que aquilo que elas procuram.

Na prática como se materializa o slogan da Ponto Urbano?
“Rigor no projeto” porque nós somos mesmo muito rigorosos. Um bom projeto ajuda a que uma obra se execute com mais qualidade, mais rendimento e mais respeito pelo ambiente. Portanto, o projeto tem de ser muito bem pensado.
Depois em obra, quando realmente a estamos a executar, temos que garantir que aquilo que desenhámos e pensámos nos traz qualidade e diferenciação. Mais do que o slogan “Rigor no projeto, Qualidade na obra” eu gosto de dizer que em obra superamos o projeto. Ou seja, quando estamos no terreno, conseguimos fazer melhorias ao inicialmente previsto, tanto em materiais como nos detalhes de algumas soluções construtivas.

Uma afirmação recorrente sobre a empresa é que realmente as casas têm qualidade.
Sem dúvida!
Não é a primeira vez que as pessoas entram nas casas e ficam emocionadas. Não estavam a contar com um nível de qualidade tão alto. Isto acontece porque nós damos tudo para fazer as pessoas felizes. Respeitamos muito o investimento do cliente.

Parte do sucesso está nas localizações privilegiadas. Qual é a verdadeira importância das mesmas?
A localização é fundamental para fazermos obras com valorização patrimonial e onde as pessoas sintam que o seu dinheiro é aplicado num bom investimento.
Uma obra bem localizada e com uma boa orientação solar, além de ter uma maior valorização também ganha em equilíbrio energético e em qualidade de vida.

Em Aveiro a Ponto Urbano é a primeira empresa a construir no empreendimento Foz de Prata. O que significa essa aposta em concreto?
O Ethula foi uma boa oportunidade numa excelente localização.
Na Ponto Urbano até temos edifícios mais marcantes e com arquiteturas mais revolucionárias, como o Maximum ou o Puro Golden. No entanto, o Ethula está numa zona de Aveiro que vai ter muita dinâmica e que será um empreendimento único na cidade e na região.
Decidimos fazer parte deste empreendimento por se tratar de um modelo de negócio aliciante, visto que os processos de licenciamento estavam já aprovados e os requisitos prévios para a construção estavam garantidos.
A construção do edifício Ethula seguirá os mesmos padrões de rigor e qualidade de todos os nossos edifícios.

A Ponto Urbano tem mais projetos no distrito e no país. Qual a perspetiva de expansão a curto/médio prazo?
Todos os dias temos pessoas a baterem-nos à porta a propor imóveis antigos e terrenos em distintas localizações. Na Ponto Urbano, acredito que temos feito uma escolha muito assertiva sobre os projetos e onde os desenvolvemos.
Em Aveiro temos o nosso epicentro, é onde nós estamos. É natural que tenhamos aqui uma maior percentagem de obra feita. Mas também construímos noutros pontos. Na Praia da Vagueira temos o Difference, onde oferecemos uma qualidade de construção como a Vagueira nunca teve, ao nível do melhor que executamos.
Em Ílhavo, no centro da cidade, construímos o edifício Garden e, na Praia da Barra, o Lux. Em Espinho, que é uma cidade de referência, fizemos o 24Ponto33, também em localização privilegiada.
Temos obra também no Porto que, além de ser a segunda maior cidade do país, tem um alto nível de procura e agora chegámos a São João da Madeira. Esta é sem dúvida uma das cidades mais importantes do Centro-Norte de Portugal e é uma marca forte no território nacional. São João da Madeira é uma cidade de pessoas empreendedoras e com muita dinâmica empresarial. Sou um um admirador confesso da mesma.

A sustentabilidade é , hoje, um tema em destaque. Como é que a Ponto Urbano responde a este desafio?
A nossa preocupação vai desde o processo construtivo até às soluções e materiais aplicados. Temos muito cuidado com a escolha de materiais, muito cuidado com os desperdícios e com a forma como executamos os nossos processos. O objetivo é ter o menor impacto ambiental possível.

O que é que alguém que procura uma casa para viver ou investir deve saber sobre a Ponto Urbano?
Parece mal fazermos um auto-elogio, mas eu acho que não há ninguém que viva a obra com mais amor do que a Ponto Urbano vive. O terreno é nosso, os projetos são nossos, a construção é nossa. Nós construímos para os outros como se fosse para nós mesmos.
Há muito carinho, muito empenho, muita dedicação e muito rigor. Queremos que no fim as pessoas sintam que fizeram um bom investimento.

Como define a Ponto Urbano?
A Ponto Urbano é como uma filha. Gosto muito dela , trato-a muito bem e quero que tenha muita saúde. Isto significa ter qualidade nos recursos humanos, sustentabilidade financeira, que desenvolva projetos de excelente qualidade e que tenha uma postura inquestionável no mercado. Isso às vezes leva-me a perder horas de sono e a andar preocupado, porque gostamos de estar entre os melhores.
Podemos não ser os mais fortes economicamente, mas quem é conhecedor desta área geralmente compra à Ponto Urbano.
Os nossos fornecedores e parceiros de negócio sabem que somos muito rigorosos e que cumprimos com tudo o que é preciso, porque quando precisamos deles gostamos que estejam disponíveis e nos deem o que têm de melhor.
Sentimos, desde sempre, a obrigação de entregar edifícios com muita qualidade, porque está em jogo o nosso nome e o nome dos nossos parceiros.
O reflexo disto é o valor da nossa marca, os nossos projetos que foram sempre muito bem aceites e há muitos mais para vir.
A Ponto Urbano é uma equipa.


Publicado em
Categorizado como Lifestyle Etiquetas:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *